quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Comentário sobre: Insomnia Gaming Festival I56

Foi com grande prazer que fui ao Insomnia Gaming Festival, situado no NECBirmingham com a comitiva da Associação Grow uP Gaming.
Realmente o Mundo do Gaming é algo cada vez maior e mais investido. A diversidade de pessoas no que toca a idades, backgrounds e género é imensa, mesmo continuando uma grande maioria das pessoas inseridas nas categorias de "jovens adultos"  e género masculino. Porém, apesar disso, cada vez mais se vêem raparigas nestes contextos, assim como pessoas de outro tipo de idades (adulta). 

Torna-se realmente impressionante o investimento que milhares de pessoas realizaram para estarem presentes neste evento. 

  • Este é um evento que integra numa primeira base a zona de Exposição ao publico, a qual inseria todo o tipo de produtos relacionados com o Gaming (Lojas de produtos como: peluches, porta-chaves, chapéus que remetiam para os personagens favoritos dos jogos mais conhecidos); Lojas de jogos retro; Lojas de Jogos de Tabuleiro; Exposições de novos jogos ao publico; Exposição de novos modelos de jogo futuristas e também várias zonas de palco onde eram realizadas entrevistas, Competições de Cosplay (atividade na qual as pessoas criam máscaras relativas a personagens de jogos ou desenhos animados/filmes), e Grandes finais de jogos que estavam a decorrer em competição.


  • Havia também uma segunda zona de Lan, sendo esta onde os verdadeiros jogadores online se encontravam a representar as suas Equipas/Associações ou somente a si mesmos. Aqui éramos impressionados por um enorme pavilhão repleto de mesas com computadores - na sua grande maioria de ultima geração - que eram trazidos pelos próprios jogadores das suas casas. Estes vinham para competir e divertir-se junto das suas equipas e amigos durante 4 dias. O ambiente era magnifico, tendo pessoas com um espírito divertido e competitivo. Via-se o entusiasmo pela representação das suas equipas e ao mesmo tempo a admiração pelas já vedetas dos vários jogos que se encontravam presentes no evento. 


  • Por fim, a terceira e ultima zona do evento era a zona de Acampamento, na qual os jogadores que pretendiam ficar os 4 dias poderiam acampar. Esta era uma zona não muito investida pela organização do evento, sendo apenas um grande pavilhão aquecido, no qual se tinha um espaço onde colocar tendas ou sacos cama. Dormir no chão três/quatro noites não se torna saudável, principalmente de quem vem de um país estrangeiro, não podendo levar colchões confortáveis ou tendas que permitissem alguma privacidade. Porém este é capaz de ter sido o único senão do evento.


Dependendo do tipo de visita que as pessoas faziam os bilhetes poderiam variar entre as 24£ a 95£.
Deste modo, algo que se torna claro é que o investimento para quem compete neste contexto é enorme, tanto a nível financeiro (pela compra dos materiais necessários, como bilhetes para o evento/viagem) como a nível competitivo, não sendo qualquer pessoa que realmente apresenta condições para integrar este Mundo. No entanto são já várias as marcas e associações que providenciam melhores condições de acesso. 

No meu ponto de vista como Psicóloga, integrada numa Associação de membros que praticam desportos electrónicos e que integraram esta experiência, foi de grande valor este evento. Não só pela sua componente lúdica, mas também para compreender o meio em que estes jovens se integram e a sua visão e experiência destes eventos. A componente socializante no contexto do jogador online é extremamente importante, tornando este capaz de ter uma vida social equilibrada e saudável e não isolada, sendo estes eventos promotores disso mesmo. 

Há casos extremos em que o jogador por de trás do computador não cuida do seu bem-estar físico, psicológico e social, vivendo a actividade do gaming de modo problemático, daí ser importante a intervenção da psicologia nesta área. Porém algo que auxilia a dissipar este cenário, é principalmente a existência de Associações e equipas de gaming online como a Associação Grow uP Gaming que promovam a socialização, jogando em conjunto e participando em eventos ou competições com o fim de as pessoas viverem o gaming socializando ao mesmo tempo. 

Além disso este tipo de eventos acarretam uma enorme componente de responsabilização, que no caso dos mais jovens traz uma experiência extremamente enriquecedora. O planeamento de uma viagem, a ida com mentores específicos, a gestão e organização do seu dinheiro e pertences, estar num país diferente, para alguns a primeira viagem de avião para outro país. Todos estes pontos promovem crescimento e enriquecimento, promovendo ensinamentos de organização para a vida adulta. 

Deste modo considerei o evento extremamente positivo a vários níveis, apesar de as condições de dormida não terem sido as mais indicadas. Estes são eventos promotores do crescimento dos desportos eletrónicos, assim como de uma socialização dentro destes contextos.

Sem comentários:

Enviar um comentário